sábado, 19 de maio de 2012

TEMA POLÊMICO

TEMA POLÊMICO
REPORTAGEM: Morador denuncia despejo de tinta no Lago Jaboti

O trabalho desta semana tem como objetivo levar o aluno a refletir sobre temas polêmicos. Como são tratados certos casos pelas pessoas que deveriam solucioná-los.


DISCURSO HABITUAL:

·Eu juro que resolvo;
·Se eu ganhar vou ajudar o povo;
·O povo mora em meu coração;
·Povo, povo amado, povo da minha vida;
·Vou aumentar o salário;
·Abro mão de meus altos salários;
·Vou doar meio por cento de meus dezoito salários anuais aos pobres.

DESPERTANDO O SENSO CRÍTICO DO ALUNO



              DISCURSO DO ALUNO (criação)


Eu também prometo...

·Tirar notas muito altas;
·Copiar todas as tarefas;
·Não mascar chiclete em horário de aula;
·Ser o melhor monitor da sala e da escola;
·Usar minha vara de condão para resolver os problemas difíceis;
·Abrir mão de meu salário na escola;
·Respeitar todas as pessoas na escola;
·Lutar pelo Ideb de minha tão querida escola.

RESOLVENDO O CASO “Poluição no Lago Jaboti”


Neste momento os alunos reúnem-se em grupos e preparam um discurso para resolverem o problema (criação).

Povo querido...
...eu prometo...

·Acelerar essa questão;
·Resolver essa situação;
·Ler essa reportagem com muito carinho;
·Parar de jogar lixo por aí;
·Comprar remédios para as pessoas que beberam dessa água;
·Buscar verbas com a Brasília;
·Mudar o meu nome se for preciso;
·Pessoalmente limpar toda essa sujeira;
·Buscar dinheiro onde não tem;
·Dar conselhos e indenizar o sugismundo.

1-Muitas promessas são motivos de riso, é uma piada. Você concorda?
R: Eu concordo, meu pai comenta lá em casa. Eu já vi na televisão. A reportagem que estamos trabalhando nos permitiu entender essa realidade. Aprendemos de uma maneira divertida, todo mundo participou.



ELEIÇÃO NA SALA DO QUINTO ANO

·Preparação do discurso pelos três candidatos;
·Apresentação do discurso oral no palanque da escola;
·Eleição do melhor candidato;
·Votação;
 ·Apuração do resultado;
·Foto do vencedor juntamente com seu discurso.


DISCURSOS ORGANIZADOS PARA CONVENCER OS ELEITORES

Minha gente, chamam-me de Bela, sou a candidata do rico. Eu explico, do rico de saúde. Então vote em mim! Aqui depois do almoço a sobremesa será doce de amendoim para todo mundo. Éh!  Pra mim, pra você e para quem precisar. Quero pintar a escola de amarelo, tenho muitas ideias bacanas . Quero só a metade do salário a que tenho direito.
Aluna: Isabele


Eu sei que vou ganhar essa eleição, votem em mim, sou o único que tenho vara de condão. Você terá direito a três pedidos. Meu nome é Luan, vou ser um monitor famoso. Vote em mim e não se arrrependa, não quero receber salários altos. Sou o melhor de todos.
Aluno: Luan Santana




No meu governo de monitor não tenho como fazer milagres, mas todos aqui me conhecem e sabem das minhas qualidades. Peço a ajuda de todos vocês meus amigos da escola.
Nessa escola temos que estudar muito, respeitar as regras e fazer as coisas certas. Votem em mim, sou o candidato que fará a diferença.
 Aluno: André


RESULTADO DA ELEIÇÃO PARA ELEGER O MONITOR DA SALA

1)O aluno André foi o vencedor da eleição, e é o novo monitor da sala.
2)Venceu as eleições com mais da metade dos votos.
3)Por que vocês votaram no André?

R: Porque ele não falou em dinheiro e não prometeu nada, acho que é o mais honesto de todos.(aluno Matheus Henrique)


DISCURSO DO VENCEDOR

E quero agradecer a todos vocês que votaram em mim, que confiaram no André. no André amigo de todos. Fiquei sem palavras e vou fazer o possível para ser um bom monitor.





2 comentários:

Anônimo disse...

Aula de cidadania... Gostei!!!

André disse...

Achei legal as fotos e os temas do Jornal.
De seu aluno André